Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2009

Felicidade



... a felicidade é o caminho todo...





- Afinal, David, o que é felicidade para você? Perguntou Julie, antes de ela jogar o carro sobre uma ponte conduzindo-os a morte...

Este é um trecho do diálogo entre David e Julie do Filme Vanilla Sky – 2001 – Um drama com elenco maravilhoso e dirigido por Cameron Crowe.
O Filme traz temas polêmicos e atuais vividos pela humanidade desde que a humanidade virou pessoa: Dor, angustia, morte, sexo, solidão, amor, ódio, esperança.
Todas as pessoas que lidam com pessoas, devem ver este filme! Não é um filme fácil de entender e nem fácil para explicar.

O pequeno trecho do diálogo apresentado acima pode ser visto numa das cenas mais emocionantes do filme. No entanto, David, que representa o protótipo do homem ideal para toda mulher que valoriza riqueza material, beleza física e por ser também bem sucedido; que é no meu entender, diferente de ter dinheiro na carteira. Até o presente momento da sua vida, nunca tinha se dado conta, ou seja, nunca tinha se permitido ficar no silêncio da solidão para refletir sobre essa questão que atormenta a humanidade desde a queda do homem no mito (presentes em todas as culturas situam-se entre a razão e a fé, mas são considerados sagrados) Bíblico do Paraíso, ou desde a abertura da caixa de Pândora, ou até mesmo na disputa travada entre Thánatos e Hipnos sobre a origem da morte.
Não sei quais dos mitos cabem aqui, mas quero usar como ilustrações estas verdades trazidas em forma de lendas para assegurar que há um desejo enorme que move o ser humano em busca da tão sonhada felicidade. Mas, algo se rompe e desvela o elo perdido entre ser ou não ser feliz. E partir disso o homem segue sua busca tentando encontrar o fio condutor para alcançar a paraíso celeste, ou encontrar seu estado de nirvana, ou até mesmo reencarnar na tentativa subsistir a morte do corpo com finalidade para alcançar o aperfeiçoamento espiritual. Enfim, há na verdade uma busca incessante, constante e avassaladora na humanidade encontrar a felicidade e superar os efeitos que o sofrimento acompanha o ser humano desde a sua concepção... o doloroso e solitário caminho do esperma para alcançar o óvulo no corpo feminino. Vocês já pararam para ver como é espinhosa essa trajetória. Milhões tiveram que morrer para possibilitar a sua chegada... então a felicidade é o caminho todo... esta é sem dúvida uma frase que não saiu das minhas entranhas, mais eu ajudei a construir. Surgiu a partir de uma conversar informal com um amigo num lugar inusitado – nós dois em cima de uma esteira de academia – essa frase me perturbou bastante. Pois eu vejo no meu di-a-dia, no meu fazer clínico, como psicóloga, muitas pessoas tentando buscar a felicidade nas cápsulas de medicação, que alimenta o mercado da fábrica da felicidade: as fluoxetinas, sertralinas, paroxetinas, os tranqüilizantes, entre muitos outros.
Vejo também as pessoas buscando no consumismo exacerbado. Na troca de bens de consumo de ponta. Em viagens dos sonhos pela Europa, na realização de uma graduação, mestrado e às vezes num concurso público.
Essa a é ideologia que passam para nós: Para você ser Feliz você precisar ter... ter... ter... e ter mais ainda...
E a cada aquisição parece que o buraco na alma fica mais exposto, mais visivelmente irrecuperável.
Dizer que a felicidade é o caminho todo é, na minha opinião, rever primeiramente alguns conceitos pessoais. Eu estou farta em ouvi muitas belas mulheres almejando o tão sonhado príncipe, ou até mesmo a sua tal sonhada tampa da panela rs, visando nele a sua tão esperada felicidade. Mas eu vejo também muitos belos homens em busca da mulher ideal, e que no mínimo tem que ser loira (rs) e inteligente (de fato existe loiras inteligentes. Eu não sou loira, mas invisto esforços na defesa das mulheres e não concordo com tal discriminação, coitadas elas não têm culpa. É o estigma social rsrsrsrsrs).
Se a felicidade não está primeiramente em mim. Pergunto: Como vou requerer no outro a responsabilidade de trazê-la para mim, se na verdade o outro cria em mim as mesmas expectativas?
Se de fato eu considero que a felicidade está no caminho todo ela parte de mim primeiro (minha subjetividade) e percorre o caminho do outro social, e quando lhe alcança (aqui estou fazendo referência as relações sociais de forma geral) a felicidade retorna para mim como premiação... a lei do retorno... Por outro lado a quem acredite que nem sempre o que eu semeio retorna para mim. Porém, acredito que isto cabe em outra discussão.
Mas, como acontece isso dentro de mim? Essa pergunta não é fácil de responder, mas aqui pretendo apresentar alguns passos, biblicamente situando, que podem elucidar essa questão:

1.O Senhor é a nossa fonte de alegria – Salmos Cap 31
2.Jesus não prometeu felicidade plena neste mundo – João Cap 16
3.Jesus nos encorajou a sermos fortes – 2 Tm 2:1
4.Jesus não fraquejou em nenhum momento – João Cap 16
5.Jesus nos deu a prova que nós também podemos vencer – Fl Cap 2
6.Seguir a Cristo não é um caminho pleno de felicidade – MT 16:24
7.Mas temos que encontrar a razão de sermos felizes – Fp 3:1, 4:4
8.A Palavra de Deus é farta em dá essas receitas para nossa alma - Sal 119:105

Quero terminar este texto esclarecendo alguns fatos. Talvez o conteúdo deste texto possa trazer espanto para muitos devido a sua linguagem ecumênica. Mas, eu me sinto na responsabilidade de apresentar algumas crenças (Reencarnação, Nirvana, Os mitos) que a humanidade apresenta na tentativa de apaziguar seu sentimento desesperador frente às incertezas da vida em busca da felicidade. Mas aqui expresso a minha crença pessoal, de que só Jesus Cristo é quem pode garantir a felicidade do caminho todo. Porque a felicidade que ele traz para nossa alma, não é efêmera e nem fugaz.
Mas é aquela a felicidade vivenciada pelos apóstolos e tantos mártires da história do Cristianismo que mesmo penando as mais duras provas não abnegaram da Fé. Pelo contrário, o sofrimento fez em todos, o resplandecer da resiliência – essa capacidade da pessoa evoluir positivamente frente a uma grande adversidade e partir daí o melhor de si surgi sempre em benefício do bem social comum.

Eu pergunto: O que você tem aprendido com seu sofrimento? Tem aprendido a ser feliz? Tem feito a felicidade o caminho todo? Tem desvelado sua resiliência?

Desde a minha infância (que não faz muito tempo rs) fui estimulada a leitura de livros evangélicos. Acredito que não seja do conhecimento de todos, mas existe uma coleção de livretos sobre Se os Hinos Falassem. Pois bem o hino “Sou Feliz” foi composto na seguinte situação vivenciada pelo autor:

O autor desse clássico hino estava numa viajem missionária e no percurso dessa viagem recebeu a notícia de que sua jovem filha tinha falecido. Ele não podia voltar para o sepultamente de sua filha devidos as circunstâncias da época e continuou a sua viajem. Mas no navio, onde ele estava, subiu ao convés e declarou sua felicidade com Cristo, mesmo diante de tamanho sofrimento.
Abaixo a letra do hino para sua edificação espiritual.

Sou Feliz

Se paz a mais doce me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer,
oh! Seja o que for,Tu me fazes saber
que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz, sou feliz, Com Jesus, com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!

Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações;
Oh! certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado por meu Salvador
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual
Sou Feliz! Graças dou a Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador,
Em breve virá me levar
Ao céu onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor.

E como não poderia deixar de ser a música de Orlando Morais que simplesmente adoro!

O Que Vem a Ser Felicidade

Orlando Morais

O que vem a ser felicidade

Toda explicação perdo o valor...
É tão claro e simples que é verdade
Quando alguém diz que invade
A fronteira do amor.

E, sem perceber leva consigo
Uma cauda aberta de pavão
Que é como um baralho sobre a mesa,
Feito um leque azul turquesa
Ventilando o coração.

Como tudo é tão diferente!
O ciúme, a dor,O amor, a paixão...
Mas a felicidade é tudo junto,
Todo o tempo num segundo
Não explicaria nem se a flor
Viesse antes do botão.

Esse sentimento poderoso
É estado. é capital, é um país
E o que há de mais maravilhoso
É descobrir que, o tempo inteiro
Estava a um palmo do nariz

E, todo o percurso transcorrido,
Leva-nos a ser contidos
Quando tudo é explosão
Porque a felicidade é um rio denso
E precisa de silêncio
Pra falar ao coração.


obs. A foto escolhida é um recorte de um momento pessoal de minha vida, onde pude reunir algumas pessoas que amo. Infelizmente todos não puderam está presente fisicamente, mas estiveram espiritualmente. Falar de felicidade é remetar a nossa própria história, e rever as páginas de nossa vida.

Paz de Cristo... e lembre-se a felicidade está mais perto do que você imagina...