Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O MURO DAS LAMENTAÇÕES


Após uma ligeira pesquisa aqui mesmo no universo eletrônico encontrei uma definição bem interessante sobre o que hoje me proponho escrever. Afinal quando nos referimos ao Muro das Lamentações a única coisa que vem como imagem fotográfica é um muro velho em ruínas onde muitas pessoas agonizam suas mais profundas dores de desespero e desamparo.

Vejamos então o que eu encontrei de interessante:

"Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reabilitação por Israel, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo.
Dados históricos apresentam que o Primeiro Templo, ou Templo de Salomão, foi construído no século X a. C., e derrubado pelos babilônios em 586 a. C. O Segundo Templo, entretanto, foi construído por Esdras e Neemias na época do Exílio da Babilônia, e voltou a ser destruído pelos romanos no ano 70 da nossa era, durante a Grande Revolta Judaíca. Deste modo, cada templo esteve erguido durante uns 400 anos.
Quando as legiões do imperador Tito
destruíram o templo, só uma parte do muro exterior ficou em pé. Tito deixou este muro para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma vencera a Judeia (daí o nome de Muro das Lamentações). Os judeus, porém, atribuíram-no a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do sagrado templo como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu. Os judeus têm pregado frente a este muro durante os derradeiros dois milénios, crendo que este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem aceder ao interior da Esplanada das Mesquitas, que seria ainda mais sagrado.
A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos de antiguidade. Entre as petições dos judeus estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo (o terceiro), e a chegada da era messiânica com a chegada do Messias judeu.
O Muro das Lamentações é sagrado para os judeus devido a ser
o último pedaço do muro que rodeava o Templo pelos lados sul e leste. Alem disso, o Muro é o lugar mais próximo do sancta sanctorum ou lugar "sagrado entre os sagrados" (1 Reis 8:6-8). Das três secções do muro, a do leste, do sul e do oeste, a do oeste é o lugar tradicional de oração (daí o seu nome em hebraico, Hakótel Hama'araví, "o Muro Ocidental")." Wikipédia acesso em 04.06.2009.


Eu, sinceramente fiquei muito satisfeita com este achado, embora não tenha como provar sua veracidade, haja visto que muitas informações que encontramos aqui na internet não condiza com a história real. No entanto, a minha proposta aqui é trazer um pouco sobre uma reflexão bastante intrigante que vem devastando minha existência (eita que exagero) heheheheheh.

Como seguir a Cristo levando em consideração o sofrimento que muitas vezes ofusca nossa fé em Deus, de forma que fazemos de nossas vidas um verdadeiro Muro de Lamentações? E esquecemos que Cristo está no controle de tudo? Pois bem. É muito fácil seguir a Cristo quando nossa conta bancária só opera no azul, quando trocamos de carro todo ano, quando nossos filhos estão bem na escola, quando não precisamos ser um gênio para concluir uma dissertação de mestrado.. e assim por diante.

O outro lado da história... como manter nossa fé no alvo diante das adversidades e das desventuras em série da vida? Exemplo: você está com todas as suas contas pagas e de repente vem uma cobrança de quase cinco anos atrás e você não têm as contas para provar que pagou porque jogou os comprovantes no lixo, digo mais, você está mantendo um papo cabeça com uma amiga, enquanto dirige o carro dela, dizendo que não vai mais murmurar e um segundo depois um outro carro estaciona num lugar errado e você bate com carro de sua amiga e de repente você tem mais uns mil reais de dívidas... que infelizmente não estava no seu orçamento do mês... mas lembra? Você tinha dito que não ia fazer de sua um Muro de Lamentações? Então vamos adiante. Chega a fatura do mês, e você como sempre está muito feliz porque sabe quanto gastou e vai correndo para o banco para liquidar essa dívida, mas quando você ver a fatura seus olhos se enchem de lágrimas e diz com voz trêmula: eu não fiz essas compras! E agora? Liga para a operadora e a voz eletrônica faz você esperar quase meia hora e quando você consegue finalmente falar com alguém de carne e osso a ligação é interrompida... heheheheheh é brincadeira mesmo... mas você decidiu não murmurar e nem lamentar, num foi? E tem mais todo esse ataque diretamente relacionado com suas finanças, principamente na semana em que você decide ser um dizimista fiel na obra de Cristo?

Pois bem, eu me identifico nessa história toda. E confesso foi muito dificil chegar na igreja dessa quinta-feira dia 04 de junho às 6 horas e 15 minutos da manhã e ser grata a ao Senhor por todos esses problemas vivenciados num intervalo de quatro dias. Eu louvo ao Senhor, pois essa força vem dEle e por isso toda honra e glória a Ti Jesus, pois eu bem sei tudo tu podes Senhor e nenhum dos Teus planos podem ser frustrados.

Se o Muro das Lamentações lá em Jerusalem um dia também serviu para depósito de lixo, bem como serviu e serve para petições e súplicas por ser considerado um lugar sagrado. Nossa vida precisa está posta diante de Deus, mas não façamos dela um Muro de Lamentações. Deus está no controle de tudo, só resta deixarmo-nos ser controlados por Ele. Mas essa é a parte mais difícil da história.

Você já assistiu o Filme Procurando Nemo? Então deve está lembrado o que Doris disse para o pai de Nemo: Continue nadando... o mar é imenso... mas continue nadando...

FORTALEZA NA AFLIÇÃO

QUANDO A DOR PARECE CORROMPER MINHA FÉ
QUANDO AS DESVENTURAS ME FAZEM ESMORECER
OLHO PARA A CRUZ E VEJO TEU ROSTO SENHOR
OLHANDO PARA MIM COM IMENSO AMOR

TEU EXEMPLO SENHOR ME FORTALECE
ENCHENDO A MINHA ALMA DE ALEGRIA
EM SABER QUE TU, Ó PAI QUERIDO
MESMO SENDO DEUS, TE USURPASTES
DESSA VERDADE, TORNANDO-SE UM DE NÓS,
E SERVO FOSTE, OBEDIENTE ATÉ A MORTE,
E MORTE DE CRUZ

POR ISSO COLOCO-ME AO TEU DISPOR
TENDO CERTEZA QUE TEU CUIDADO
REPOUSA EM MIM, MESMO EM DIAS NUBLADOS
PORQUE A TUA MISERICORDIA TEM ME ALCANÇADO

RECEBE SENHOR ESSE SUBLIME CANTO
EXALTO-TE DESDE A TERRA ATÉ OS CÉUS
E QUE MESMO NESSES DIAS DE PRANTO
A MINHA VIDA SEJA FIRME E FIEL

IRIS 05.06.2009